10/08/2015

Sustentabilidade, Cultura e Comidinhas

Explicando a sustentabilidade cultural de forma simples e descomplicada

Rachael Khoo
Recorte do livro - Rachel Khoo’s Kitchen Notebook

Adoro programas que ensinam a cozinhar, principalmente aqueles que mostram algo além do modo de fazer de cada um deles. Um exemplo fofíssimo é o da Rachael Khoo, Inglesa filha de mãe Australiana e Pai Malaio. Suas comidinhas possuem referências da gastronomia caseira desses países, além da Francesa, pois em París estudou pâtisserie na Le Cordon Bleu. Adoro a cozinha pequena do cenário real, os improvisos, as influências culturais que coloca em cada prato, os passeios que ela faz pelas cidades mostrando onde comer de forma culturalmente inusitada ou típica. A Chef também é formada em Arte e Design e suas ilustrações compõem seus livros e os episódios. Vê-la na TV me faz lembrar da personagem Amelie Poulain do filme O fabuloso destino de Amelie Poulain. Não sei o porquê da lembrança, só sei que lembro.

Quando escrevi minha monografia sobre sustentabilidade em assentamentos humanos, talvez eu tivesse colocado o programa da Rachel Khoo como um dos exemplos para explicar descomplicadamente o termo Sustentabilidade Cultural.

Em 1993 Ignacy Sachs, ecossocioeconomista,  assinalou cinco dimensões para o termo sustentabilidade. Uma delas é a Sustentabilidade Cultural que indica a necessidade da manutenção das raízes endógenas para preservar os ecossistemas locais, as particularidades de cada região e buscar o equilíbro entre tradição e inovação. Como exemplos, cito os modos de revitalizar os espaços urbanos, de implantar centros de bairro, de desenvolver a economia local, de se obter comunidades com sentido de vizinhança, dentre outros.

Trocando em miúdos, a ligação entre o programa e a dimensão cultural é que apresentar a cultura de cada lugar é uma forma de preservar esta cultura. E acho que este programa passa isso muito bem. Apresenta os lugares e a gastronomia de forma lúdica e muito prazerosa.

Então, segue uma amostra do programa. No Brasil é transmitido pelo Canal Gnt.



Mais informações:

Machado, Luciana A. de Sá. Sustentabilidade em Assentamentos Humanos:Um estudo de caso em habitação de interesse social. Monografia de Especialização. Brasília: FAUUnB, 2009.

http://www.rachelkhoo.com/tv

http://gnt.globo.com/programas/rachel-khoo/