04/08/2015

Suíça, paisagens azul turquesa e de camadas de algodão

Interlaken Switzerland
Interlaken-Suíça- Foto: Luciana Machado - Março/2015
Não imaginei que ir a Jungfrau[1] fosse ser tão prazeroso. Nem tanto pela montanha, ponto mais alto da Europa, mas pelo trajeto de trem entre Lucerna e Interlaken, esta é ponto de partida para alcançar o Topo da Europa. Interlaken está em uma planicie entre os lagos Thun e Brienz e as montanhas, Eiger, Mönch e Jungfrau.

No percurso, vilarejos que parecem sair de histórias infantis de tão bucólicos. Casas sem muros, espaços privados e coletivos em harmonia e a rede hídrica, hum... Esta é um espetáculo a parte. Os rios e lagos são tão perfeitos que parece até que não existem seres humanos na região.

Renaturalização de cursos d'água
Suíça- Foto: Luciana Machado - Março/2015

Esta paisagem natural encantadora é fruto de um trabalho de renaturalização dos cursos d'água da Suíça. Um projeto de grande escala, metas e de impacto sustentável, realizado desde a década de 1990.

A Suíça possui um fundo de restauração para a renaturalização dos cursos d’água e é graças a ele e de uma vontade política e comunitária muito grande, que a paisagem natural hídrica está cada dia mais linda. Lá existe até um prêmio para os melhores operadores de escavadeira em reconhecimento da prudência ecológica destes profissionais. O trabalho é muito específico e depende da sensibilidade de cada um, pois nem tudo está determinado nos projetos. Sua precisão técnica em lidar com as máquinas pesadas e a sensibilidade ecológica são pontos críticos para o sucesso dos trabalhos.


Renaturalização de cursos d’água

No entendimento amplo, a Renaturalização de cursos d’água consiste em restaurar o traçado de rios, córregos e lagos da forma mais natural possível e recuperar os ecossistemas presentes em cada curso hídrico através do manejo sustentável e do controle das áreas de inundação.

Interlaken
Interlaken-Suíça- Foto: Luciana Machado - Março/2015

Interlaken-Suíça- Foto: Luciana Machado - Março/2015

Suíça
Interlaken-Suíça- Foto: Luciana Machado - Março/2015
Repare que as fachadas frontais das edificações se voltam para as águas. Um dos sinais de que a comunidade respeita o meio ambiente. Quando a fachada posterior se volta para o curso d’água é mais comum a poluição.

Engelberg-Suíça - Foto: Luciana Machado - Março/2015

As janelas de grande amplitude e o conforto dos trens colaboraram para a apreciação desta paisagem cinematográfica. A meditação é quase instantânea, como uma hipnose.

Jungfrau
Caminho para Jungfrau.-Suíça- Foto: Luciana Machado - Março/2015

Paisagem - caminho para Jungfrau.-Suíça- Foto: Luciana Machado - Março/2015

Paisagem - caminho para Jungfrau.-Suíça- Foto: Luciana Machado - Março/2015

Saiba mais sobre renaturalização: http://www.manuelzao.ufmg.br/sobre_o_projeto/posicionamento/renaturalizacao

Saiba mais sobre Jungfrau: 
http://www.jungfrau.ch/en/tourism/
http://www.myswitzerland.com/pt/jungfraujoch-topo-da-europa.html


[1] Jungfrau, montanha a 4.158 metros de altitude, considerada o Topo da Europa. O acesso principal é feito por linhas de ferrovias convencionais combinadas com a Jungfraubahn (1912). Tudo muito sincronizado! Afinal é a terra dos relógios e das ferrovias!