19/08/2014

Eurovelo - Uma iniciativa mais que feliz

Esboçada em 1995, a EuroVelo, uma rede de ciclovias internacionais da Europa, tinha como plano original criar 12 rotas de ciclovias de longa distância. Hoje conta com 14 rotas em 45.000 km de percursos e, até 2020, pode chegar a 70.000 km. A Eurovelo incorpora ciclovias nacionais e regionais, existentes e previstas, em uma única rede européia. O projeto é gerido pela Federação Europeia de Ciclistas (ECF) em cooperação com os governos nacionais, regionais, locais e prestadores de serviços comerciais, além de ONGs.

Rotas da Eurovelo
Rotas da EuroVelo - Fonte: http://www.eurovelo.com/en/eurovelos

Com a intenção de apoiar e promover a mobilidade não motorizada, o turismo saudável para o cidadão e o sustentável para o meio ambiente, a Federação Europeia de Ciclistas (ECF) instituiu normas de qualidade das ciclovias, selo da EuroVelo que garante a qualidade do percurso,  e pretende ainda a criação de um Centro de Coordenação Nacional EuroVelo oficial (NECC).

Aqui, a ECF dá cinco dicas de como planejar uma viagem pelas rotas da EuroVelo. Algumas das rotas possuem sites próprios com dicas diversas.

Cidade de Bath - Inglaterra
Cidade de Bath, Inglaterra-
Fonte: http://www.eurovelo.org/home/image-of-the-month/
Bicicleta
Bélgica - Crédito da foto: VisitFlanders / Flickr.
 Fonte: http://www.eurovelo.org/home/image-of-the-month
Rotas
Suécia - Fonte: http://www.eurovelo.org/home/image-of-the-month

Mais informações: http://www.ecf.com/projects/eurovelo-2/