10/05/2013

Minhocários em espaços pequenos

Por Mariana Oliveira – Antropóloga e estudante de Arquitetura  

Não achei que não iria funcionar. Moramos em uma casa pequena, temos uma cachorra bagunceira, mas nosso minhocário funcionou. E funcionou muito. Inauguro minhas postagens no blog contando um pouco sobre a nossa experiência com esta maravilha que transforma cascas de banana, batata, abóbora e várias outras em terra da melhor qualidade e chorume para deixar nossas plantas bem fofas.

 
Fonte: http://www.vidasustentavel.net/sustentabilidade/como-fazer-um-minhocario-caseiro/



Em vários sites e feiras presenciais ou virtuais de produtos agroecológicos (ex: Rede Terra Viva: http://www.facebook.com/feiraterraviva?fref=ts) é possível comprar os minhocários prontos ou participar de cursos que ensinam a construir um. Meu companheiro, com seu espírito de “faça você mesmo”, optou em construir um no ano passado a partir daqueles gaveteiros de plástico, práticos pela mobilidade e facilidade na abertura.  

Nosso minhocário:


Minhocário
Foto: Mariana Oliveira-2013
Optando pelas caixas ou pelo gaveteiro, a construção requer, basicamente:
 - Uma furadeira ou alguma outra técnica para fazer furos em plástico. Aqui em casa usamos uma chave de fenda aquecida. É preciso fazer cerca de 20 furos nas duas gavetas superiores, para possibilitar que as minhocas transitem e que o chorume desça para a gaveta inferior. Os furos também servem de respiradouro.
- Minhocas! Nesta hora o importante é a solidariedade: conhece alguém que já tem minhocário? Então peça um pouco de minhocas! Foi assim que conseguimos as nossas, que se multiplicaram muito rapidamente. Se isso não for possível, a internet é um lugar mágico. É possível encontrar, por exemplo, no Mercado Livre.  
- Serragem e/ou folhas secas ajudam a manter a terra e os restos depositados no minhocário menos compactados e com menor umidade.  
- Substrato será transformado pelas minhocas em húmus, excelente para as plantas. Depois de tirar a primeira “fornada” de terra boa, pegamos uma terra que estava ruim aqui em casa e a colocamos no minhocário. O resultado foi excelente! 
Informações úteis:
- Para começar as duas gavetas superiores precisam estar com o substrato ou terra até a metade. Comece depositando os restos em uma das gavetas até encher, lembrando de colocar, se possível, os restos secos e em pedaços menores. Mexa sempre que se lembrar e sempre que colocar restos novos. Após encher uma das gavetas deixe as minhocas fazerem o seu trabalho, mas não se esqueça de mexer de tempos em tempos e de acompanhar como vai o processo! Em aproximadamente 45 dias você terá uma terra excelente para usar. Enquanto isso vá enchendo de restos a outra gaveta.
- O nosso chorume demorou um pouco para aparecer, mas apareceu. A quantidade produzida depende do tamanho das caixas escolhidas e da sua alimentação. Como nem sempre almoçamos em casa, nossa produção foi pequena, mas foi o suficiente para adubar nossas plantas.    

  

As minhocas gostam:



Seguir essas instruções é importante para o bom funcionamento do minhocário. Este blog mostra várias dicas para a construção, problemas comuns e suas soluções, bem como o que pode ser descartado e o que não pode: http://minhocariodeapartamento.blogspot.com.br/. Indico a visita aos interessados!

 
Meu maior receio com o minhocário era a fuga das minhocas e o mau cheiro. Nada disso aconteceu. E o cheiro do minhocário é de terra, o que é uma delícia!
E foi transformando cascas e restos de frutas, legumes e verduras que conseguimos aos poucos melhorar a pouca terra que tínhamos acesso. E com isso nossas plantas agradecem.  Outra coisa que indico é separar as cascas de ovo para as flores. Além da terra boa remexida pelas minhocas e do chorume, estas plantas também adoram o farelo triturado.
Cascas de ovo secando para bater no liquidificador. O farelo substitui o farelo de osso para as flores. Foto: Mariana Oliveira - 2013 
Seja feito em casa ou comprado, o minhocário é muito bom para quem quer reduzir o descarte de lixo e melhorar a terra ao mesmo tempo. Além disso, ter plantas em casa é muito gostoso!   

  

Nossas plantinhas:
 
Alecrim e Salsinha - Foto: Mariana Oliveira - 2013
Tentando criar um ambiente favorável para o crescimento de rúcula, agrião tomates e pimentas.

Foto: Mariana Oliveira - 2013
Nossa janela

Foto: Mariana Oliveira - 2013

Suculentas fofas!

Foto: Mariana Oliveira - 2013

Foto: Mariana Oliveira - 2013


 Simples assim!

Mais informações:
http://minhocariodeapartamento.blogspot.com.br/
http://www.vidasustentavel.net/sustentabilidade/como-fazer-um-minhocario-caseiro/
http://www.facebook.com/feiraterraviva?fref=ts