25/01/2011

Cidades Lentas

Cidades Lentas - Slow Cities - Cittaslow


Ando devagar porque já tive pressa...
(Almir Sater)

Este é meu lema atual, parafraseando um amigo. E sabe o que combina com os versos seguintes? 
As Cidades Lentas....

(...)
Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs
(...)
Penso que cumprir a vida
Seja simplesmente
Compreender a marcha
E ir tocando em frente...
(Almir Sater)


Aqui no Brasil elas ficaram famosas depois de uma reportagem do Globo Repórter, da Rede Globo, em 2010. Para aqueles que não assistiram o programa, apresento uma pequena explicação de um exemplo de atitude sustentável de iniciativa governamental.


Trani - Itália
Trani - Fonte: http://www.comune.trani.bt.it/
 A cultura de que tempo é dinheiro (grandes centros comerciais, hiper, supermercados, fast food,etc.),  pode ser muito almejada, mas o avesso de tudo isto encanta muito mais...
Para entender este significado conheça uma Città Slow (Cidade Lenta), ou melhor, o movimento Cittaslow.
Citta Slow



Tudo começou pela iniciativa de Paolo Saturnini em 1999, então prefeito da Cidade de Greve In Chianti, Itália. Este traduziu a necessidade da sua Cidade, e de outras com menos de 50 mil habitantes, de se manter viva, favorecendo a economia local, em um movimento que se tornou um exemplo de preservação cultural e desenvolvimento sustentável.  


Claro que a matriz do movimento Cittaslow vai muito além do incentivo a marcha lenta da vida citadina, mas este post é para ser romântico, então não irei aprofundar na complexidade dos indicadores e requisitos para se tornar uma Cidade do bem viver.

 A essência do projeto deriva do movimento Slow food e representa um novo modelo de crescimento para as cidades, centrado na qualidade de vida urbana: preservação do ambiente, patrimônio, artes e cultura, valorização dos produtos e serviços locais, e das relações de sociabilidade.

Fonte: http://www.cittaslow.org/index.php?method=attivita&action=zoom&id=134
Este movimento ultrapassou as fronteiras da Itália.

No site da associação das Cidades Lentas é possível visualizar uma lista de cidades que possuem o selo do movimento. Este selo representa muito, muito mais do que um estilo de vida. Veja porque, em matéria do Globo Repórter de dez/2010. (vídeo não é mais disponibilizado para compartilhamento)

Greve In Chianti - Festival do Vinho - Fonte: www.greve-in-chianti.com/

Os moradores dessas cidades parecem ter um profundo respeito pelo movimento e apostam em seu sucesso, colaborando para que cada pré-requisito do estatuto seja cumprido. "Bem viver" significa ter soluções e serviços que permitam aos cidadãos desfrutar sua cidade de uma forma fácil, simples e agradável. Assim é definido o termo pela Associação do Movimento Cittaslow.
 
Os indicadores do bem viver estão agrupados em seis categorias: Política Ambiental; Política de infra-estrutura; Tecnologias para a Qualidade Urbana; Exploração da produção interna; Hospitalidade e Consciência. Os pré-requisitos para adquirir o selo Cittaslow você pode conferir aqui.  Exemplo de administração pública de qualidade.

.

E se você ainda tem dúvidas se há trabalho e desenvolvimento nestas cidades, então você precisa conhecer uma Cidade Lenta.

Boa viagem!



Fonte: