08/11/2010

Bancos em madeira plástica! Meu debute!

Madeira Ecológica

Material biodegradável é a primeira opção de consumo de produtos que ofereço, mas muitas vezes o cliente usa o argumento da manutenção como um complicador. Isto acontece com bastante freqüência quando se trata de madeira exposta ao tempo.

A madeira plástica surge como uma opção viável e de baixo impacto ambiental para estes casos. O material é fabricado a partir de fibras orgânicas descartadas pela indústria, entre elas as indústrias do agro-negócio, alimentícias, farmacêuticas, automotivas e siderúrgicas[1]. Apesar de ser um produto plástico, sua produção permite a redução de um volume considerável de resíduos que iriam parar nos lixões. Segundo o fabricante Ecoblock, além de ser 100% reciclado é um produto reciclável!

Ansiosa para trabalhar com o produto ofereci a minha irmã caçula a opção de bancos de madeira plástica para o terraço do seu apartamento. Desenhei um modelo simples e o marceneiro Rubens Eckes aderiu a idéia de conhecer o material e executou 04 unidades. A seguir o resultado do primeiro protótipo:




Ecoblock
A madeira plástica foi adquirida na Ecoblock, localizada em Belo Horizonte.


A madeira plástica é um produto alternativo e de grande aceitação, mas pode não agradar gostos tradicionais. Recomendo uma visita à Fábrica, ou visitas a eventos com mostras do produto aos que desejam adquirir o material.


Ecoblock
Bancos no terraço - Foto: Lu Machado

Para maiores informações sobre o produto, acesse: www.ecoblock.ind.br



[1] Dados da Ecoblock