07/11/2010

Atitude Eficiente...

Revitalização de cursos d'água


Mesmo com todo marketing ecológico e com tantas catástrofes ambientais, muitas pessoas esboçam surpresa, ou fazem brincadeiras de veia cética quando o assunto é sobre atitudes ecológicas...sim, pode acreditar!

Penso que, muitas vezes, a recusa por estas atitudes ocorre pelo simples desconhecimento das opções que vão muito além da redução do consumo de sacolas plásticas.

Mostrarei neste post algumas imagens que oferecem vislumbres das possibilidades eficientes que podem alcançar grande parcela da população, por exemplo: a revitalização de cursos d’ água!


 Projeto Piloto do Programa Drenurbs.
Córrego Baleares - BH/MG

A poluição de cursos d’água afeta toda população de um município, pois estes estão conectados entre si pelas bacias hidrográficas existentes. Uma maneira eficiente de barrar esta poluição é a estabilização não onerosa de cursos d água e sua inclusão no cenário urbano.
Algumas atitudes deste processo: proteger nascentes, promover a interceptação do esgoto, a contenção e o tratamento das margens e fundo do leito e finalmente, a inclusão dos cursos d’água no cenário urbano através de parques lineares.

Mais informações: www.manuelzao.ufmg.br